Rumo ao sucesso!

rumo ao sucesso

Em minhas sessões de coaching é comum os clientes se sentirem impossibilitados de realizar algo por achar que não são capazes para tal por diversos motivos. Estes sentimentos podem aparecer na sua mente e no seu coração somente para atrapalhar seu processo de mudança. Mas por que eles existem?

Neste último artigo sobre o tópico ‘mudanças’ venho trazer 3 assuntos que lhe ajudarão a chegar mais perto do seu (s) objetivo (s). O primeiro é sobre as barreiras que podem aparecer no meio do caminho,  o segundo trata de monitoria e o terceiro sobre celebração.

No primeiro parágrafo eu perguntei por que sentimentos de incompetência tomam conta do ser humano na hora de por a teoria em prática. Você planeja algo, ensaia o que vai fazer e como fazer, o que falar,  como agir, mas na hora da prática… trava. Se você reparar, isto já aconteceu com você diversas vezes em diferentes situações na sua vida,  desde uma conversa que você tenha decidido ter com alguém até uma tomada de decisão importante.

O fato é que nunca achamos que estamos preparados.  O ser humano mesmo não externando, se cobra muito pela excelência. Queremos sempre fazer o melhor e sempre achamos que o outro não vai gostar do que iremos fazer ou dizer, com isso criamos um conceito prévio,  ou preconceito,  sobre a opinião dos outros ao nosso respeito.  Com isto,  criam-se duas barreiras à nossa frente:

Barreira 1. O medo do feedback. Ser avaliado e julgado pelo outro não é tarefa fácil, e se o outro não gostar como vai ser? Serei taxado como incompetente?  Então o que eu faço?  Fico postergando o processo,  adiando o início.  Mas até quando?

Barreira 2. Quanto mais eu postergo mais eu demoro a chegar onde quero. Então fico colocando a responsabilidade no que está ao meu redor para justificar meu atraso.

Solução para ambas as barreiras: se você conseguiu planejar algo  e se sente preparado para executá-lo, então vá em frente,  não tema as críticas pois de uma maneira ou outra, se achando preparado ou não você sempre será criticado.  Mas não demore,  o tempo não perdoa e além disso oportunidades aparecem e vão embora se você não souber aproveitá-las.

Depois de ter colocado em prática seu plano de ação você precisa monitorar cada passo em direção a meta, pois nem tudo sairá exatamente como você planejou e é necessário fazer ações corretivas para que no final tudo saia como planejado. Este é o diferencial para quem tem um planejamento em mãos, você não fica no improviso à mercê da sorte.

A última etapa é a celebração, mas não é qualquer celebração. Entenda que haverá muito desgaste físico, mental, emocional e muito provavelmente financeiro também, mas no final lembre-se que cada gota de suor que você derramou foi por um propósito, o de causar mudanças significativas na sua vida. Agora é só arregaçar as mangas!

Sucesso a todos!

Ebook Amandio Junior
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.