Construindo resultados

construindo resultados    Muito se fala em liderança,  é uma das palavras mais procuradas nos sites de busca atualmente e dentre os assuntos mais tratados quando converso com empresários nas cidades por onde passo. Eles se questionam todo o tempo sobre coisas do tipo: Eu sou realmente um líder? Por que as pessoas não fazem o que eu delego? Ou até mesmo o que posso fazer para melhorar meu desempenho como líder?

Ser líder não é um dom e sim uma habilidade e como toda habilidade,  precisa ser desenvolvida. E como desenvolvê-la? Pare neste momento e pense em algo que você um dia precisou ensinar a alguém,  por onde você iniciou o processo até chegar à pessoa? Muito provavelmente você deve ter iniciado pelo conhecimento do assunto,  depois pela experimentação e por último você partiu para ensinar. A liderança, como todo aprendizado,  precisa ser exercida da mesma maneira.

Você pode estar se perguntando e querendo me perguntar: “Mas não há pessoas que já nascem líderes?” e minha resposta é “Não”. Algumas pessoas nascem com uma predisposição para serem líderes que já está instalado em seus corações e mentes,  porém se não houver determinação para se desenvolver, experimentar e só aí exercer a liderança, estas pessoas não chegarão muito longe. pois nem todo mundo que se propõe ser ou fazer algo na vida consegue e um dos motivos se chama falta de desenvolvimento, de prática.

É muito curioso e irreal achar que alguém já nasce pronto ao exercer algo com maestria, alguns também atribuem à sorte, porém  estes rótulos são colocados nas pessoas bem sucedidas simplesmente por se enxergar somente o lado bom da história, do glamour. Se você pegar biografias de pessoas bem sucedidas em qualquer segmento notará que todos, sem exceção, tiveram seus momentos ruins, momentos de sacrifício, de receber diversos ‘nãos’, de até serem humilhados, porém todas elas não desistiram, foram em frente em busca do sonho maior que era a realização pessoal e profissional.

O que essas pessoas bem sucedidas fizeram? Aqui vão 5 passos para ajudar você a obter resultados expressivos na vida:

 

  1. Autoconhecimento. Mario Quintana em seu poema “Borboletas” diz que “O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.” Para você exercer algo, como a liderança, busque o autoconhecimento. Faça uma espécie de autocoaching se questionando sobre seus valores, missão, crenças, qualidades, defeitos, capacidades, limitações, comportamentos e ações. Quando você busca o autoconhecimento você começa a abrir sua mente para entender o outro.
  1. Excelência no que faz. O bom está bom ou pode ficar excelente? esta frase não é nova, porém sempre atual. Pessoas comuns fazem o bom, pessoas excelentes fazem coisas excelentes. Para se ter excelência na vida é necessário 5 coisas fundamentais: inteligência emocional, saber trabalhar em equipe, ser fiel aos seus princípios e valores, ter paixão pelo que faz e saber se superar em momentos difíceis.
  1. Marketing pessoal. Cuidar da imagem é algo fundamental para se alcançar resultados, afinal de contas começamos a agradar (ou não) primeiramente através dos olhos. Apesar disso, não pense que apenas uma roupa bonita lhe tornará expert no que faz. Marketing pessoal abrange outros fatores, além de se vestir bem dependendo da ocasião, como: pontualidade, ser natural, saber respeitar o outro, sair da zona de conforto, ser criativo, ter paciência e se autoconhecer.
  1. Comunicação. Segundo o Velho Guerreiro, Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”, ou seja, se dá mal. Comunicação é imprescindível para quem busca resultados expressivos na vida, ou você já viu algum líder liderar sem se comunicar?

Ebook Amandio Junior

  1. Estabelecimento de metas. Você já parou para pensar o que irá acontecer no dia que você se tornar um líder nato ou começar a ter resultados expressivos na vida? É logico que felicidade é o primeiro sentimento que virá à tona, mas e o que virá depois? Para que dúvidas não lhe atrapalhem no meio do caminho, faça um planejamento de onde quer chegar e a razão de querer chegar lá. Lembre-se, propósito sem meta não serve de nada.

A construção de resultados expressivos na vida depende somente de você, não responsabilize ninguém ou nada pelas suas limitações. Reflita bem sua vida até agora, arregace as mangas e vá à luta. Pense nisso!

Sucesso a todos!

Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.