Liderança de alto impacto

Liderança de alto impacto Amandio Junior    Você já deve ter ouvido falar de liderança de alto impacto, porém você sabe o que este realmente significa?  É muito comum vermos pessoas declarando que são líderes em suas empresas, mas será que praticam mesmo a liderança?  Dizer que é líder é muito fácil, este é um rótulo que muitas pessoas adoram se colocar até por questões de status, todavia tenho algumas perguntas a fazer para refletir sobre a correta utilização do termo e sua prática:

  • Como você lida com os conflitos dentro da empresa?
  • Você é um líder que soluciona problemas?
  • As pessoas lhe respeitam ou têm medo de você?
  • Você sabe para onde está levando sua equipe?
  • O que lhe leva a crer que é um líder?
  • Você tem metas claras para você,  sua equipe e sua empresa?

Naturalmente há outras perguntas que eu poderia ter feito, porém as que eu fiz eu tenho certeza que irão instalar uma semente de reflexão em você.  Liderar é servir o outro e para servir é necessário que você tenha habilidades que levarão o outro a atravessar paredes por você.

Segundo o livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Você que se considera um líder,  tem esta habilidade?  As pessoas lhe seguem porque você é um exemplo para elas ou porque são subordinadas a você e consequentemente obrigadas a lhe obedecer?

Servir em alto impacto precisa-se de 5 passos fundamentais.  No livro citado acima o autor escreve que o maior líder que já existiu foi Jesus Cristo,  simplesmente porque ele seguia os 5 passos abaixo:

  1. Ter vontade de ajudar o outro.  A primeira etapa em direção à liderança é querer ajudar, porém de alma e coração limpos;
  2. Amor ao próximo.  O segundo passo diz que amar o próximo é fundamental para podermos servir o outro, mas este passo só faz sentido se houver vontade;
  3. Servir e se sacrificar. O terceiro passo é servir na própria essência da palavra, estar disposto a mover montanhas em prol de um objetivo que seja comum ao do outro;
  4. Impor autoridade. Muita gente confunde autoridade com autoritarismo e são palavras totalmente diferentes. Autoritarismo é usar a força como arma para conseguir o que se deseja ao passo que autoridade é você obter resultados através de exemplos, diálogos e paciência;
  5. A tão sonhada liderança. A quinta e última etapa é o topo da pirâmide, o auge de tudo, o ápice de qualquer profissão que tenha pessoas abaixo.

banner-do-site amandio junior ebook construindo resultados

   Além do que está escrito acima, a liderança de alto impacto exige muito autoconhecimento, persistência e principalmente confiança no outro. Nenhum passo acima será bem sucedido se não houver confiança em ambas as partes.

Como você pode perceber, qualquer pessoa pode exercer liderança e de maneira eficaz, o que deve ser feito primeiramente é olhar para dentro de você e filtrar o que você tem de bom e o que precisa melhorar, o restante experimente seguir as dicas que eu dou.

Sucesso a todos!
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.