Muito se fala sobre “manutenção de foco”, que para atingir o seu apogeu de sucesso o individuo precisa focar naquilo que tanto deseja e esquecer tudo mais que não agregue ao seu objetivo, não é mesmo? Porém eu lhe pergunto: Quantas pessoas do seu círculo de convivência começam e terminam algo mantendo 100% do foco necessário? E você? Tem conseguido?

Quando se fala em manter o foco algumas pessoas sentem um grande calafrio e muito medo. Eu não sei se é o seu caso, mas o desafio maior de se permanecer no trilho sem desviar caminho se chama DISCIPLINA.

Disciplina é a capacidade de seguir em frente mesmo em situações adversas, quando a mesma não é seguida é comum que projetos fracassem por falta de controle e persistência em sua execução.

A disciplina vem acompanhada de vários outros itens que descrevo abaixo para que você perceba (caso ainda não tenha percebido) que manter o foco não é tão simples assim, porém pode ser muito bem administrado.

Se você parar para refletir talvez você seja uma pessoa bastante disciplinada para alguns aspectos da sua vida, todavia pode também deixar a desejar em outros. Mas o que te leva a ter este desequilíbrio? Eu citarei abaixo 4 verdades por detrás do foco que lhe farão perceber o porquê de você depositar mais esforços em algumas metas e consequentemente no foco das mesmas do que em outras.

  1. Saber o que quer, mas não saber como alcançar. É muito difícil manter o foco em algo quando não sabemos qual caminho percorrer. O plano de ação, que é o passo a passo de sua jornada, vai determinar o foco que você precisa colocar para ser bem sucedido;
  2. Não sentir-se capaz de levar a meta adiante. Você já deve ter ouvido falar em crenças limitantes, não é mesmo? No meu artigo “O poder das crenças limitantes” eu falo mais sobre elas. Todos nós temos barreiras internas que nos bloqueiam e impedem de avançar rumo ao que desejamos. Quando damos ênfase a estas barreiras nos sentimos enfraquecidos, consequentemente o nosso poder de foco se enfraquece também, podendo acarretar na desistência do que nos propomos.
  3. Focar em várias coisas ao mesmo tempo. Este é um dos erros mais comuns, querer tudo ao mesmo tempo, principalmente quando o que desejamos são coisas desconexas umas das outras. O que se deve fazer é listar suas metas e colocá-las em ordem de prioridade.
  4. Ser um adepto da procrastinação. Procrastinar é adiar o que deve ser feito para outro momento e perder grandes oportunidades na vida (leia meu artigo “Pare de procrastinar e faça o que tem de ser feito”). Quem tem o hábito de procrastinar perde o foco muito facilmente, pois fica colocando desculpas para não fazer o que tem de ser feito e com isso vai se desviando de sua meta.

Como você pode perceber, manter o foco em algo requer bastante disciplina e autoconhecimento e como se conquista isso? Sabendo exatamente o que você deseja para você e sua vida. Evite focar em algo que não faça real sentido para você, isso pode trazer consequências desastrosas. FICA A DICA!

Portanto, não se deixe enganar pela aparência de que apenas focar em algo que você deseja seja o suficiente. Eu posso lhe dizer isso com toda propriedade, pois diversas vezes foquei em algo que desisti no meio do caminho sem ao menos saber o porquê de eu estar me dedicando em algo que não fazia o mínimo sentido pra mim.

Este artigo fez sentido para você? Então você gostará de conhecer o método 3P’S. Clique aqui http://bit.ly/Método3Ps e comece a mudar os rumos de sua vida através de um método que lhe fará alcançar o que deseja através do autoconhecimento.

Sucesso sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *