Alguma vez já aconteceu de você saber que tem que fazer algo e não saber por onde começar? Isto pode ter ocorrido devido a falta de planejamento ou, se havia planejamento, de um plano de ação para o mesmo. Como já tratei de planejamento em outros artigos, neste da série de seis sobre mudanças vou tratar de plano de ação, como potencializar o que planejou através de passo a passo gradativo e consistente.

Como é que geralmente se sobe uma escada? Um degrau de cada vez, não é assim? Você pode até querer se convencer que depende da escada, dos degraus, etc. Mas o comum não é isto. Então se uma escada geralmente temos a paciência e o bom senso de dar um passo de cada, por que há pessoas que insistem em realizar algo sem inicio, meio e fim?

Eu costumo dizer que o plano de ação é o executável do planejamento, é o sair da teoria para a prática. Porém precisa-se saber sair, não é simplesmente ligar o carro e sair dirigindo. Todos nós temos um plano de ação no nosso cotidiano. Repare nos primeiros movimentos seu quando acorda, você já tem no seu cérebro exatamente o que vai fazer. Alguns levantam, vão para o banheiro, tomam banho, se aprontam, tomam café e saem para o trabalho. Outros fazem as mesmas coisas mas de maneira diferente, não importa, o que importa é que há um plano de ação que já está ligado ao automático.

O plano de ação feito em empresas é geralmente executado através dos 5W e 2H. Vamos entender o que estas siglas significam. Primeiramente os 5W: What – o que será feito (são as etapas do planejamento), Why – o porque de ser feito (dar razão ao que será feito), Where – onde será executado, When – Quando será executado (diz respeito ao tempo ou período de execução e Who – quem irá executar o planejamento (o responsável). Vamos falar agora dos 2W: How – como será executado o planejamento (qual método será usado) e How much – quanto será executar o planejamento (diz respeito ao custo). E se tratando de pessoas, é possível usar esta metodologia dos 5W e 2H?

A resposta é sim, é totalmente possível usar este método no âmbito pessoal. Ao fazermos uma meta para nossa vida temos que levar em conta também que as coisas não vão acontecer de imediato, como gostaríamos. Temos que ter disciplina e persistência para galgar cada degrau, como em uma escada, para alcançarmos o sucesso da meta. Então se você já tem uma meta, já possui o primeiro W. Logo em seguida reflita sobre a razão dela acontecer, é relevante para você? Se sim, então você já possui o segundo W. Existe um local específico para ocorrer sua meta? Então você tem o terceiro W. Existe data para inicio, meio e fim de execução da meta? Então você tem o quarto W e finalmente além de você existe mais alguém que lhe ajudará na meta? Portanto você tem o quinto W. Você já tem em mente e no papel como executará a meta? Você tem o primeiro H e sua meta terá custos? Então você terá o segundo H.

Perceba que com este método ficará mais fácil executar o que você planeja, pense nisso!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para mim e dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.

Sucesso a todos!

Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.

Comments are closed.