É muito comum um individuo querer motivar outro individuo, parece que é uma necessidade que o “motivador” sente de direcionar o suposto “motivado” para um caminho que ele acredita que seja o melhor, porém será que é possível alguém motivar alguém?

Você acredita que quando você tenta motivar alguém com algo que você considera a melhor coisa a seguir, o outro irá comprar a ideia? Bom, tenho uma noticia boa e uma ruim para lhe dar. A boa é que há uma boa chance do outro segurar à sua mão e aceitar sua injeção motivacional e a ruim é que você não foi o causador disso e sim esta motivação já estava instalada dentro dele.

Eu vou explicar melhor. Ninguém motiva ninguém a menos que o que você está tentando mostrar já esteja guardado na mente e no coração do outro como algo que ele(a) acredite como verdadeiro.

Vou exemplificar: Imagina que você torce intensamente por um time de futebol e tem alguns amigos que torcem pelo seu maior rival. Você conseguiria motivar seus amigos a torcerem pelo seu time? E ao contrário, daria certo? Eles conseguiriam lhe motivar a torcer pelo time deles? Eu tenho certeza absoluta que nenhuma das duas coisas iriam acontecer, vocês não se deixariam envolver pelo discurso uns dos outros.

Assim acontece em qualquer âmbito da sua vida, você não se deixa levar por aquilo que não acredita, portanto o que não está instalado em seu coração. Todavia, há coisas que você pode estar presenciando pela primeira vez, como uma bebida nova, por exemplo, que você está louco para experimentar. Vamos imaginar que seja uma marca nova de cerveja, o que lhe leva estar com vontade de prová-la é o fato de que você gosta de cerveja e será mais uma experiência para você. Se você não gostasse de cerveja nada o motivaria a prová-la. Mas você também poderia dizer que gostaria de provar por curiosidade, é verdade, contudo curiosidade é quando você não tem nenhum parâmetro dentro de você que o impeça de experimentar algo novo e este novo pode-lhe causar motivação.

E quando se trata das suas finanças? Como está seu termômetro motivacional para mudar seu quadro para melhor?

Em um determinado momento da minha vida eu acreditava que tinha que poupar dinheiro de qualquer maneira e fui criando motivação para tal, o problema era que eu não sabia com o que, então a adrenalina caia na mesma velocidade que subia.

O meu grande empecilho era que eu ouvia o que as pessoas diziam sobre economia e investimento e me empolgava, mas nada do que me falavam estava na minha mente e coração, então o que acontecia? Eu desestimulava sem ao menos procurar aprender do que se tratava.

Certo dia eu fui apresentado à bolsa de valores. Ao invés de mergulhar de cabeça eu fui aprender primeiramente do que se tratava e somente então depois de estar seguro que comecei a investir na mesma.

Daí em diante eu passei a me motivar toda vez que o assunto era bolsa de valores, pois já havia tido a experiência de investir em algo que havia me trazido bons rendimentos.

O que eu quero lhe mostrar com essa minha história é que ninguém ou nada vai lhe motivar se você não tiver algo já instalado dentro de você ou que não procure instalar primeiro. Baseado nessa linha de raciocínio eu percebi a razão de muitas pessoas não se motivarem quando se trata de ajustes de suas vidas financeiras. Aqui vão algumas dicas relacionadas com minhas percepções:

  1. Não acredite em primeira mão do que lhe falam, pesquise sempre;
  2. Não existem métodos milagrosos que irão lhe tornar um milionário da noite para o dia;
  3. Tenha sempre o controle de suas finanças tendo a certeza de quanto ganha x quanto gasta;
  4. Se pensar em investir seu dinheiro em algo, estude primeiro este algo;
  5. Procure focar em um tipo de investimento primeiro, até pelo menos este esteja maduro o suficiente para que você possa se dedicar a outro tipo.
  6. Lembre-se de que todo investimento traz riscos, portanto esteja preparado para ganhar, mas também para perder.

Ninguém realmente motiva ninguém, isso é ilusão e não é diferente em relação a dinheiro, até porque um pequeno deslize pode fazê-lo perder tudo, portanto quando alguém lhe disser algo que você desconheça não se deixe levar pela empolgação, pois é completamente passageira, procure conhecer mais do que se trata, pesquise, questione, enfim faça tudo para minimizar as perdas.

Eu espero que você tenha gostado deste artigo, eu o escrevi para ajudar as pessoas que me procuram perguntando se eu poderia auxiliá-las com suas finanças. Se você tiver prestado atenção eu oriento a maior parte do tempo utilizando os princípios do Coaching, através de perguntas pontuais para lhe fazer refletir e tomar a melhor decisão que você acredita.

Eu preparei uma aula online para aprofundar este assunto e também na próxima quinta feira, dia 16/03 eu farei uma live no Facebook para tratar mais deste assunto, te aguardo lá. Um grande abraço!

Para assistir a aula basta clicar nesse link: QUERO ASSISTIR A AULA!

Comments are closed.