Liderança é algo que as empresas buscam constantemente nas pessoas que estão à frente dos setores e suas respectivas equipes, um desafio nada fácil de ser encarado, porém quando bem alinhado com o planejamento e cultura organizacional da instituição as chances de dar certo aumentam consideravelmente.

Eu já citei em vários dos meus artigos e de meus treinamentos que um líder não nasce da noite para o dia, não é somente pegar alguém da equipe que trabalha há muito ou algum tempo na empresa ou contratar alguém que supostamente tenha experiência em gerenciar e colocar na função de líder acreditando que está tudo resolvido.

É muito comum encontrar gestores, diretores, gerentes e supervisores que não conseguem exercer nenhuma liderança em seus liderados, sem forças para imprimir um ritmo de trabalho cujo bem comum é a empresa. Todavia, é mais comum ainda encontrar estes mesmos líderes que desagregam criando um clima tenso dentro das empresas.

O que causa tudo isso? Falta de preparo, de capacitação, de um entendimento mais amplo do ser humano, pois nada do campo técnico funcionará bem se o comportamental não andar bem.

Muitas pessoas exercem cargos de liderança sem conhecer a cultura da empresa, sem autoconhecimento, sem entender de planejamento estratégico e de pessoas. Portanto, ressalto uma pergunta: Como ser um líder de sucesso?

Eu até agora enumerei vários motivos para que uma empresa fracasse ao colocar uma pessoa sem preparo para exercer um cargo de liderança. Contudo, terminar este artigo sem lhe dizer que há solução seria muita leviandade de minha parte. Portanto, seguem algumas dicas importantes para que você se torne um líder de sucesso:

banner-do-site amandio junior ebook construindo resultados

  1. Esteja preparado. Se você almeja exercer um cargo de liderança em alguma empresa ou mesmo na sua, capacite-se, busque ampliar seus conhecimentos na área.
  2. Goste de pessoas. Parece óbvio o que vou falar, mas você irá liderar pessoas esse você não gostar de pessoas não irá muito longe.
  3. Conheça a cultura organizacional da empresa. Você não irá muito longe se não conhecer qual o mecanismo de funcionamento da empresa, pois é dele que você poderá alinhar os objetivos em comum da sua equipe.
  4. Seja organizado. Uma pessoa que deseja liderar, porém se não for boa em planejamento precisa rever seus conceitos. Liderança e planejamento devem andar lado a lado o tempo todo.
  5. Tenha metas consistentes. O líder sempre sabe para onde deseja levar sua equipe e é muito respeitado por isso. Portanto, além de saber seus objetivos inclua seus liderados em seus planos.
  6. Cuidado com a sua imagem. Talvez você não saiba, mas você como líder está em uma posição muito grande de exposição, desta maneira qualquer movimento que você faça você será visto como um exemplo, seja positivo ou negativo.

Qualquer funcionário de uma empresa deseja uma promoção e muitas vezes as oportunidades aparecem. Olhe com carinho para as dicas que lhe dei acima e se você realmente almeja um cargo de liderança, siga-as e verá como você se sentirá muito mais preparado.

Deseja aprender mais? Para você que reside em Belém e região, eu gostaria de lhe fazer um convite. De 28 a 31/08/2017 eu ministrarei o treinamento Formação Leader Coaching. Um evento que vai lhe ensinar como exercer a liderança através do autoconhecimento e com a postura Coaching. Alguns dos assuntos tratados são:

– Melhor entendimento do que é Coaching;

– Os benefícios da postura Coaching na relação com o liderado;

– Entenda e pratique o modelo ACTION para liderar;

– Estilos comportamentais e suas influências na equipe (autoconhecimento);

– Feedback;

– Elaboração de metas;

– E muito mais!

Venha participar deste treinamento comigo, eu sou o Master Coach Amandio Junior e quero te ajudar a potencializar o seu estilo de liderança. Acesse este link e faça sua inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/formacao-lider-coach-tickets-36416645166. Estou lhe aguardando.

Sucesso sempre!

Comments are closed.