Competência ou sorte Que confusão

Em meus treinamentos para empresários eu costumo que uma das para se abrir uma empresa é quando alguém a herda dos pais e precisa tocá-la em frente. Quando a empresa vai bem há uma tendência das pessoas dizerem que o herdeiro tem sorte por já ter pego um empreendimento pronto e completo, quando a empresa vai mal as pessoas tendem a dizer que o herdeiro é incompetente e que não tem a mesma pegada empreendedora dos pais.

Tudo bem que é comum se deparar com herdeiros que não entendem absolutamente nada da empresa que lhe foi deixada, que caem de paraquedas sem o mínimo de preparo para exercer gestão resultando na falência da empresa a curto e em médio prazo. Todavia, há o fator sorte é o que eu descarto completamente deste contexto, pois não há sorte quando se trata de competência.

Se olharmos para a raiz do problema nós vamos encontrar pais que não se preocuparam em preparar seus filhos para a sucessão e por outro lado filhos que também não se importaram em querer aprender para dar continuidade aos negócios da família. Se somarmos a ausência no papel de cada um dos lados vamos encontrar o resultado de um sucessor sem conhecimento nem do negócio da família muito menos do mercado em que vai adentrar.

No meu artigo anterior falo das armadilhas do mercado e para se manter nele é necessário três simples palavras: preparo, preparo e PREPARO! Amigo, não há como ser expert e algo se não houver capacitação, estudo, determinação e… PREPARO! Será que alguém duvida disso?

Um dos maiores golfistas de todos os tempos, o Americano Tiger Woods relatou que alguém um dia disse a ele que ele era uma pessoa de muita sorte e ele respondeu assim: “Realmente eu já tive muita sorte, porém somente quando eu passei a treinar 10 horas por dia.

Baseado nesta frase fantástica de Woods, eu estabeleço alguns passos importantíssimos para que se entenda que capacitação + preparação = SUCESSO!

  1. Siga seus instintos. Na linguagem do futebol diz-se que todos nós temos um pouco de técnico dentro de nós e assim o é na vida. É muito fácil encontrar alguém que palpite sobre o que você está fazendo, o pior de tudo é que a maioria das pessoas que encontramos não entende nada do que estamos nos propondo a fazer. Portanto, ouça quem realmente tem bagagem de conhecimento para lhe agregar algo.
  1. Estabeleça o rumo de onde quer chegar. Se quiser ter sucesso em algo tenha inicio, meio e fim do que vai fazer. Plano de negócios também funciona na vida pessoal e é fundamental para lhe dar um direcionamento;
  1. Faça a sua própria análise SWOT. Tudo na natureza possui pontos fortes e a melhorar (internos) e ameaças e oportunidades (externos). Faça a sua análise, veja o que você tem de bom e o que precisa melhorar internamente assim como as ameaças e oportunidades que há lá fora.
  1. Seja persistente. Ser persistente não é a mesma coisa de ser teimoso. Persistência tem a ver com suas crenças e valores. Portanto, se você crê que seu projeto tem futuro e é o que você valoriza, então vá em frente e nunca desista.

banner-do-site amandio junior ebook construindo resultados

  1. Seja um “workaholic”. Uma das coisas que mais atrapalha o ser humano se chama preguiça. Sucesso não combina com preguiça, afinal de contas você já viu alguém bem sucedido ter tido todo seu êxito dormindo até o meio dia?
  1. Seja humilde. Seu sucesso será proporcionalmente compatível a quanto e como você ajuda as pessoas. Entenda que o ser humano só é completo quando ele pensa no outro, auxilia e assiste o outro. Portanto, faça sempre algo pensando no que você vai agregar à vida de seu próximo.

Olhe novamente para o título deste artigo e reflita se no contexto de sucesso a palavra “sorte” tem lugar cativo? É óbvio que não. Conhecimento nunca é demais, portanto busque saber cada vez mais e você verá o que vai acontecer na sua vida. Pense nisso!

Sucesso a todos!
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.

Comments are closed.