Certa vez uma pessoa que exerce um cargo de liderança em uma empresa na minha cidade me relatou o seguinte fato: “A empresa estava passando por um momento financeiro bem difícil, precisávamos capacitar nossos funcionários, porém não havia dinheiro para investir em um profissional. Então, um dos diretores sugeriu que cada líder treinasse sua equipe e foi aí que meus pesadelos começaram”.

A pessoa que me contou esta situação disse que a primeira coisa que passou em sua cabeça foi pedir demissão não pelo treinamento, mas por ter que falar em público apesar de exercer um cargo de liderança.

Como isso é possível? Alguém ser líder e ter medo de falar com seus liderados? Na minha experiência como trainer e consultor deparei com várias pessoas sem as mínimas condições de exercer as funções que lhe foram deliberadas justamente por tremerem na hora de falar em público.

Pessoas que sofrem deste problema não conseguem relaxar porque possuem um nível de ansiedade muito grande a ponto de se arriscarem a adivinhar o que irá acontecer quando estiverem à frente de seus liderados.

Outra coisa que os fazem sofrer é se tiveram algum trauma passado ao falarem em público e não conseguem se desvencilhar do mesmo.

Traumas não são tão simples de serem tratados, porém eu gostaria de lhe dar algumas dicas para mudar o seu mindset em relação a falar em público:

1) Foque no agora, no resultado que você deseja alcançar;

2) Se não for capaz de superar esta situação sozinho(a) busque ajuda de um profissional (psicólogo ou coach por exemplo);

3) Não se menospreze perante sua audiência, eles precisam saber que a sua frente está uma pessoa que fará a diferença na vida deles.

O medo de falar em público atormenta muita gente, porém a solução de seus problemas está nos seus filtros, na maneira como você lida com a situação e o momento. Eu costumo dizer que enfrentar uma plateia é primeiramente enfrentar a si mesmo. Portanto, olhe para seu interior, descubra de onde vem esta barreira e trate de quebrá-la, você só tem a ganhar.

Você gostaria de ter uma mentoria totalmente grátis comigo para melhorar a maneira como você se comunica? Então acessa este link aqui http://bit.ly/desbravandofronteiras e preencha seu formulário. Terei o maior prazer em conversar com você e lhe ajudar.

 

Sucesso sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *