Em tempos em que a palavra “crise” está muito em evidência, buscar saídas para aliviar a tensão,  principalmente financeira, dentro das empresas. Gestores batem cabeça querendo soluções para que suas empresas deixem de navegar em águas revoltas e passem a nadar em mares mais calmos.

A pergunta que eu faço a você é:

“É possível

transformar tsunamis em marolas e se for o que você está fazendo para que isso aconteça?”

Em meus treinamentos ao redor do Brasil tenho conversado com muitos empresários e tenho percebido de alguns é que eles não medem esforços para potencializar seus números e consequentemente seus resultados, todavia poucos citam o envolvimento de pessoas em seus planos, apesar de terem equipes. O que acontece é que os empresários querem que as pessoas cheguem prontas às suas empresas e isto nunca vai acontecer. Na verdade, muitas vezes nem os próprios empresários estão prontos, pois eles raramente param para exercer o autoconhecimento.

Trabalhar com pessoas e fazê-las cumprir o que elas têm que fazer exige do gestor muito controle emocional e isto só é possível se o mesmo tiver o hábito de refletir sobre seus próprios comportamentos, porém não é uma tarefa das mais fáceis fazer autoanálise, é mais fácil analisar e julgar o outro. Acontece que sem autoconhecimento você não cresce, fica limitado em paradigmas achando que a maneira como você vê o mundo é a melhor maneira.

Para poder ajudar o outro é necessário se ajudar primeiro e qual a melhor maneira de se ajudar?

Se autoconhecendo.

Abaixo seguem algumas dicas que acredito serem importantes para se autoanalisar e se autoconhecer:

1. Crenças e valores. Você já parou alguma vez para se perguntar em que você crê e o que valoriza? Crença é uma quando você acredita em algo profundamente sem necessariamente ter justificativas racionais. É algo puramente subjetivo no momento de considerar algo certo ou verdadeiro. Os valores são as coisas que usamos como critérios para avaliarmos nossas ações. Por exemplo, o que você valoriza para vencer na vida?

Estudar muito, ser criativo? Conhecer pessoas influentes? Resumindo, o que você vê como valoroso para alcançar objetivos.

2. Pontos fortes e a melhorar. Todo ser humano possui talentos, habilidades e características que o tornam diferenciados de outro, tanto positivamente como negativamente, também chamados de pontos fortes e pontos a melhorar. Experimente pegar uma folha de papel e fazer um levantamento do que você tem de melhor em você e o que precisa melhorar. Você com certeza você vai perceber coisas que ainda não tinha reparado antes. Depois de fazer o levantamento reflita como você pode manter os pontos fortes e melhorar o que precisa ser melhorado.

3. Resiliência. Ser resiliente é superar obstáculos sem perder a postura, é ter controle emocional para resolver crises sem se abalar. Avalie quão resiliente você é, pois na hora de liderar uma equipe você não deve mostrar que perde o controle, pois desta maneira não conseguirá manter a moral perante seus liderados.

4. Paciência. Você é do tipo de pessoa que costuma saber lidar com as pessoas ou é daquelas que perde a paciência facilmente? Se você costuma perdê-la, então reveja seus conceitos, pois ninguém gosta de estar perto de pessoas “pavio curto”. O verdadeiro líder entende que ninguém é igual a ninguém e cabe a ele exercer a prática da empatia para ser bem sucedido e isso exige paciência.

5. Didática e preparação. É comum eu encontrar donos de empresa ensinando sem saber ensinar. Ensinar a alguém algo é uma tarefa que exige didática e sem preparação é impossível conseguir êxito. Você está preparado para transmitir conhecimento? Pare para refletir se, além de estar preparado, você gosta de ensinar.

Os liderados de uma empresa sempre esperam muito de seus líderes e se frustram quando suas expectativas não são alcançadas. Portanto, faça uma reflexão de todos os pontos que você acabou de ler acima, você perceberá que ao estar a frente do processo você se sentirá muito mais preparado para tocar o coração de seus funcionários. Pense nisso!

Sucesso a todos!

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