Durante uma eleição um dos principais pontos a serem analisados no candidato a um cargo político é o quanto ele cumpre o que promete. Se for um candidato que já possua um tempo de carreira, a tendência é se olhar para seu passado e vir o que realizou, se for novo na profissão será olhada sua vida pessoal, pois é o parâmetro que se tem.

Apesar de eu ter usado a política como exemplo, já reparou que nosso dia a dia é muito comum pessoas prometerem algo e não cumprirem, deixando um misto de expectativa e decepção no outro? Mas porque isso acontece com tanta frequência?

Em algumas regiões do Brasil há em determinadas culturas a dificuldade de dizer “não” com o receio de não deixar a outra pessoa chateada, porém prometer e não cumprir não é até pior? Então porque não ser transparente e dizer a verdade seja lá qual for?

No inicio do ano eu precisei contratar um marceneiro para fazer os pés de uma mesa de jantar com tampão de vidro que se estragou com o tempo. Eu precisei entrar em contato com nada mais nada menos do que 7 “profissionais” e somente o sétimo entregou o serviço como acordado.

Sabe por que eu desfiz o contrato com os outros 6? A falsa promessa de que iriam me entregar em determinada data ou que não poderiam entregar do jeito que eu havia pedido, mas seria algo muito parecido. Nenhum deles, com exceção do sétimo marceneiro, foi transparente comigo.

Quando você passa a desacreditar em uma pessoa? Uma das razões é quando ela não cumpre o que promete. Você já passou por isso? Em qual lado da moeda você se colocou e se coloca? Do lado de quem promete ou do lado de quem é prometido?

Empreender é comportamento, não é função como muitas pessoas acham que é. Você se acha uma pessoa empreendedora? Segundo o seminário EMPRETEC da ONU e ministrado no Brasil pelo SEBRAE, as 10 características do comportamento empreendedor são:

1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

2. Persistência

3. Correr Riscos Calculados                   

4. Exigência de Qualidade e Eficiência

5. Comprometimento                                

6. Busca de Informações

7. Estabelecimento de Metas                  

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

9. Persuasão e Rede de Contatos         

10. Independência e Autoconfiança

Todavia, há um comportamento que é fundamental e que engloba todos os dez citados acima: a transparência com você e principalmente com quem você lida. Portanto, se você não tem condições de cumprir com algo, não prometa. Seja diferente de muitas pessoas que não tem coragem de assumir suas limitações.

Como você se sente quando alguém lhe promete algo e cumpre? Eu tenho quase certeza que você fica muito feliz com tal pessoa, não é mesmo? Assim acontece com as pessoas em relação a você e aquela máxima, não faça com os outros o que você não gostaria que fizesse com você é pura verdade, concorda?

O que você achou deste artigo? Escreve um comentário aqui embaixo dando sua opinião. Além disso, eu quero lhe fazer um convite.

Eu administro dois grupos no WhatsApp. Um é voltado para o empreendedor pessoa física chamado de “Empreendedorismo eficaz”. O seu objetivo é levar ideias a pessoas que queiram crescer como pessoa e profissionais.

O outro grupo é para empresários que desejam crescer com seus negócios. O nome é “Mundo Business”.

Seguem abaixo o link de ambos:

Empreendedorismo eficaz – https://chat.whatsapp.com/I50WupMJiP1DJBHinl2AR0

Mundo Business – https://chat.whatsapp.com/DFi1f853BvW8lt1W54Afey

Sucesso sempre!

2 Comments

  1. Otávio Vaz

    Um excelente artigo eu me coloco no lugar do que promete as vezes em se tratando em vendas eu estipulo uma meta e não consigo atingir e acabo ficando desacreditado e fico frustado tentando saber aonde foi que eu errei.

    • Amandio

      Obrigado pelo comentário Otávio Vaz. É importante ter esta consciência de que você promete e não cumpre e você já tem. Sobre suas metas que não são atingidas, será que não precisam ter um um alinhamento entre o que é alcançável e o tempo? Pouco tempo para uma meta muito alta? Pense nisso!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *