Você já olhou alguma vez para alguém e quase que fez uma premonição sobre ela dizendo: “Esta pessoa será uma excelente profissional (em alguma área) no futuro”? Porém quando o futuro chegou você não viu aquela pessoa despontar.

Isso é comum quando se usa o termo liderança. No futebol, por exemplo, o capitão é o suposto líder da equipe, porém na prática todos que estão com a tarja preta no braço são geralmente os mais velhos, os mais experientes ou até mesmo as estrelas do time.

Todavia o que acontece com estas pessoas que são rotuladas como verdadeiros líderes e não fazem acontecer? Nas empresas é muito comum pessoas subirem de nível hierárquico somente por serem bons colaboradores e/ou já estarem lá por bastante ou algum tempo.

Infelizmente ter sido um bom funcionário não qualifica ninguém a ser um bom líder, é preciso muito mais para exercer uma liderança com eficácia.

Na bíblia existe a famosa história de Saul e Davi, dois irmãos que tiveram a incumbência de exercer a liderança. Saul era o favorito do povo por ser mais forte e jovem. Quando seu povo pediu um rei Deus escolheu Saul.

Por outro lado havia Davi que não era tão popular e forte quanto Saul, porém os dois tinham uma grande diferença, apesar de terem sido criados em condições praticamente iguais. Davi aceitou a tarefa de exercer a liderança em sua plenitude enquanto Saul vivia se escondendo, tanto que ele teria sido escolhido para lutar contra o gigante Golias, por medo deu sua armadura para Davi que foi lá e fez o serviço.

 Mas porque líderes que parecem ser perfeitos para aquele cargo falham e suas missões? Temos duas respostas: a primeira é que sem capacitação e preparação ninguém será um líder eficaz e segundo é que precisa haver uma predisposição para ser líder. Saul recebeu as mesmas condições de exercer a liderança que Davi, porém ficou se escondendo enquanto Davi enfrentava a tudo e a todos, além de se preparar cada vez mais.

Então quais são os passos para ser um líder de verdade? Abaixo dou algumas dicas preciosas:

1) O líder de verdade não se esconde, prelo contrário, ele enfrenta o que aparece na sua frente;

2) O líder de verdade foca na solução ao invés de ficar olhando para o problema;

3) Sempre há tempo para aprender algo novo para o líder, não há limites para o conhecimento;

4) Servir o outro é o principal propósito do líder de verdade, ele não abre mão disso;

5) O líder de verdade não desiste, é persistente, ou seja, procura estratégias diferentes para alcançar seus objetivos;

6) Por último, o líder de verdade é prático e não teórico.

Como você pode perceber delegar a liderança a alguém em uma empresa vai além das aparências e sim depende muito mais das atitudes e ações do líder. Pense nisso!

Sucesso a todos!
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.

Comments are closed.