Nos últimos dois artigos que escrevi, tratei de assuntos que são grandes responsáveis pelos problemas financeiros: compulsividade nas compras e falta de anotação dos gastos. Estes dois temas lhe tiram qualquer chances de planejamento financeiro, fazendo com que você não consiga aproveitar melhor seu dinheiro em prol de um futuro mais tranquilo.

Quando você planeja algo para sua vida é baseado em fatos concretos ou ilusórios? Parece uma pergunta óbvia não é mesmo, mas difícil de responder com exatidão. A partir de que momento você começa a pensar em conquistar algo à curto, médio ou longo prazo? Quais suas estratégias?

As perguntas que lhe faço se encaixam perfeitamente quando se trata de finanças pessoais. Se você respondeu que seus planejamentos são baseados em fatos concretos, então eu acredito que você não terá nenhuma dificuldade em também planejar seu dinheiro.

Se você parar um pouco para refletir, quantos planejamentos financeiros você fez nos últimos cinco anos de sua vida? Quantos realmente se concretizaram em algo palpável? Independentemente da quantidade, se houve algum que terminou em final feliz foi porque você tinha o conhecimento total de suas condições financeiras, do contrário os que não deram certo foi porque em determinado momento você percebeu que o que você almejava estava fora do seu alcance à curto e médio prazos.

Luciana (nome fictício) tinha muita vontade de fazer uma cirurgia de redução de seios, mas sempre achava que o que ganhava era insuficiente para tal. Na época esta redução girava em torno de R$5.000,00 a R$7.000,00 e toda vez que ela se consultava e ouvia este valor dos médicos voltava para casa frustrada.

Em sessões de Coaching comigo ela trouxe este problema à tona: Como ela iria realizar a tão sonhada cirurgia com o salário que ela ganhava? Através das sessões ela conseguiu perceber que ela tinha algumas alternativas que poderiam levá-la ao seu objetivo final. Todavia, ela teria que sair completamente da sua zona de conforto.

Luciana precisou fazer um plano de ação para alcançar o que desejava e para isso ela começou a ver as possibilidades que tinha:

Possibilidade 1: Sua meta era de conseguir fazer a cirurgia em doze meses e para isso precisaria economizar 20% de seu salário a mais do que já gastava;

Possibilidade 2: Criar uma renda extra para poder alcançar o objetivo no tempo que gostaria;

Possibilidade 3: Aumentar o tempo de sua meta de 12 meses para 18 ou 24 meses.

Das três possibilidades ela resolveu economizar, pois tinha plena ciência de que gastava muito e de maneira incontrolável. Para que tivesse um resultado eficaz decidiu pelas seguintes estratégias:

  1. Começar a anotar todos seus gastos;
  2. Fazer um estudo dos gastos que podia minimizar ou até eliminar durante a busca do objetivo;
  3. Tratar de se policiar quando saia de casa;

  1. Começar a prestar mais atenção em que poderia diminuir de gastos em casa (energia, água, telefone fixo e celular, supermercado, etc.);
  2. Comprar o máximo que pudesse do que necessitava à vista, evitando assim o cartão de crédito;
  3. Estabelecer um percentual de seu salário para provisionar mensalmente aplicando seu dinheiro em algum fundo que lhe desse um bom rendimento ao longo de 12 meses.

Como você pode perceber planejar algo financeiramente exige muita disciplina, comportamento diferenciado e acima de tudo disposição para sair da zona de conforto. A Luciana precisou mudar hábitos que vinha praticando há anos. Em sua opinião o que mais deu trabalho a ela foi começar a anotar os gastos no inicio, porém quando começou a ver que podia reduzir seus gastos sabendo o quanto saia de seu bolso, ficou tão satisfeita que não parou mais.

Portanto, se você pretende planejar algo que exija provisionamento à curto, médio ou longo prazos, siga os passos que a Luciana seguiu começando pela anotação dos seus gastos para poder mapear sua situação atual.

Na próxima quinta feira você poderá assistir uma aula sobre este tema: “Planeje, provisione e alcance resultados”. Eu lhe aguardo para poder lhe dar mais dicas importantes de como planejar melhor seu dinheiro. Um grande abraço!

Para assistir a aula basta clicar nesse link: QUERO ASSISTIR A AULA!

 

Comments are closed.