Liderar por liderar ou liderar para agregar?

liderarporliderar amandio junior

– As pessoas que trabalham com você e para você te respeitam ou tem medo de você?

– Estas mesmas pessoas fazem o que tem para fazer na empresa por prazer ou por obrigação?

– As pessoas se sentem à vontade ou coagidas com a sua presença?

Detalhe: Se a sua resposta foi sempre a primeira opção,  como é que você chegou a esta conclusão?

É muito comum eu encontrar empresários que se veem como lideres, eu disse “se veem”, porém desconhecem ou esquecem de duas coisas muito importantes:

  1. Todo ser humano precisa ser reconhecido pelo outro,  não vale se olhar no espelho e se achar o “último biscoito do pacote” como diz o dito popular.
  1. Possuímos um espelho eterno quando lidamos com pessoas,  o outro. O outro nos vê de ângulo diferente,  ele consegue perceber coisas que muitas vezes nos passa despercebidos.

O que vai determinar se sua liderança está sendo eficaz ou não são suas atitudes e o comportamento do outro.

O líder tem que dar exemplo todo o tempo, ele tem que ser a locomotiva que puxa o vagão, instalar no coração da equipe um sentimento de que você é a pessoa mais indicada para estar naquela posição naquele momento. O líder precisa inspirar outras pessoas a serem líderes.

E pode acontecer de alguém da equipe não corresponder perante sua liderança? Sim, isto é normal, porém é papel do líder também contornar situações, pegar na mão de quem está com dificuldades e orientar para que haja resultado satisfatório.

O líder precisa servir, porém não porque é tarefa e obrigação dele, mas porque ele precisa agregar algo a equipe e à sua empresa, ele precisa se entregar de corpo e alma.

Lembre-se, antes de achar que você exerça liderança sobre seus subordinados,  olhe-se no espelho,  e perceba o que ele está refletindo sobre você. Você está no papel de líder para agregar ou para ser mais um?

Sucesso a todos!

Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.