O que eu quero é o que preciso?

015

Eu cresci ouvindo meu saudoso pai dizer: “Compre o que você precisa e não o que você quer”. É claro que durante algum tempo, principalmente na minha adolescência, eu não seguia seu conselho e gastava o que ganhava com coisas que em pouco tempo caiam no meu desuso, porém com o tempo fui percebendo a importância desta frase e comecei a aplicá-la na minha vida.

Neste novo artigo falarei da importância de buscar de maneira pontual o que você precisa, o que realmente vai provocar mudanças significativas tanto na sua vida pessoal como profissional, vou ajudá-lo a ter uma visão mais crítica de si e do que está ao seu redor. E para iniciar lhe convido a fazer uma reflexão: Se você fizesse uma lista das coisas que você tem materialmente falando qual seria o percentual de objetos realmente necessários? e os objetos que você conquistou para satisfazer seu ego? E sobre este segundo item, quais você utiliza no seu dia a dia?

Um dia um empresário me contou que gostaria muito de ter uma Hilux, da Toyota. Segundo o mesmo, dia e noite ele sonhava com este veículo. Como o cérebro compra a ideia do que desejamos, por onde ele passava ele via o carro dos sonhos, até que chegou o grande dia de ter uma. No inicio era tudo maravilhoso, até que chegou um dia que ele começou a perceber que não precisava daquele automóvel, por várias razões: Sua família era pequena e o carro grande, o gasto era muito alto mensalmente, e o pior de tudo veio após: alguém perguntou a ele a razão de ter comprado uma Hilux, e ele disse que era porque todo empresário da cidade que ele conhecia tinha uma.

Você consegue perceber a gravidade disso? Está muito claro que ele só queria o carro por um único motivo: ostentação, mostrar à sociedade que ele podia também ter uma. As pessoas compram pela emoção, porém a razão tem que falar mais alto no momento da aquisição de algo, assim é com as metas.

Se você listar seus desejos e vontades para este ano que está iniciando, será que tudo o que escreveu é realmente necessário? Se sim, como você consegue medir isso? Muitas vezes queremos algo só para satisfazer nosso ego, que nem o empresário que relatei e isso pode trazer alguns desgastes de tempo, de dinheiro, de esforços. No artigo anterior, eu listei algumas dicas de como priorizar suas metas e agora quero lhe dar dicas de como saber se o que você está planejando é realmente necessário.

1. Na sua lista de objetivos para este ano há coisas que você vem pensando em fazer já a algum tempo ou são recentes?

2. Como surgiram esses objetivos para este ano? Reflita sobre a origem de cada um deles.

3. Levá-los adiante e transformá-los em metas vai realmente mudar sua vida e para melhor?

4. Tudo o que listou bate forte no seu coração? É relevante para VOCÊ ou tem algo que erá realizado para provar algo a outras pessoas?

Perceba que ao decidir transformar um desejo em uma meta muitas coisas estarão envolvidas, principalmente o seu emocional. A partir do momento que você se compromete em chegar até o final de algo você irá passar por muitos caminhos tortuosos, muitos espinhos. Portanto, nada melhor refletir e muito se é que você necessita ou que você queira.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para mim e dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.

Sucesso a todos!
Ebook Amandio Junior
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.