Gestão de pessoas ou gestão para pessoas?

gestao de pessoas ou gestao para pessoas

 

Momento de reflexão

Se pegarmos a história da gestão de pessoas, vamos ver que houve uma evolução muito grande, pois antigamente a estrutura era de departamento pessoal onde imperavam processos altamente burocráticos. Com o passar do tempo os processos internos já eram voltados para o comportamento humano, finalmente chegando na gestão estratégica dos dias de hoje tendo o colaborador que entrar em harmonia com a estratégia corporativa em que ele está inserido.

Mau entendimento do termo

O fato é que mesmo com processos burocráticos, a gestão de pessoas sempre passou e sempre passará por pessoas, pois não há como pensar em tal sem envolvê-las. O problema é que tudo isso que estou falando soa como óbvio, porém não é isso que vemos na prática. Eu me deparo com empresas que na teoria até o setor existe, alguns chamam de DP outros de RH, mas na prática não é isso o que ocorre. O que vemos são empresas perdidas em seus processos, sem saber para onde levar seus colaboradores. O resultado disso é um turnover grande ao longo do tempo, pois as pessoas começam a perder a esperança de que um dia serão mais reconhecidos e conquistar mais espaço dentro das empresas que trabalham.

Inversão de valores

Toda empresa tem funcionários para gerar resultados, isto é fato, porém a inversão acontece quando pessoas são contratadas sem estar preparadas para trazer tais resultados. Isto acontece quando não há treinamento padronizado com pessoas capacitadas para passar em frente o que sabem em prol daquele novato. O que há são pessoas “jogadas aos leões” sem saber o que vão fazer de verdade e o resultado é insatisfação da empresa, do colaborador e o pior de tudo, do cliente que sofre as consequências de tanta incompetência vindo de todos os lados.

A solução

A gestão de uma empresa precisa ser voltada para as pessoas e não de pessoas. Pessoas são o foco principal de tudo, tanto faz se é interno ou externo. Porém, o caminho correto é de dentro para fora e não o contrário. E como trilhar este caminho? Aqui vão alguns passos que serão mais detalhados nos próximos artigos.

  1. Objetivos em comum. Você já viu um relacionamento dar certo quando os objetivos são diferentes? Toda empresa precisa saber para onde vai e como vai levar as pessoas que estão inseridas nela. Por outro lado, estas pessoas querem ir junto ou só querem passar um tempo?

 

  1. Metas bem definidas. Você provavelmente conhece o estado atual de sua empresa (ou não). Se você conhece, qual o estado desejado para a mesma? Você sabe onde quer chegar e quem está inserido neste contexto para ir junto com você e sua empresa?

 

  1. Processos bem articulados. Além das metas bem definidas, como os processos acontecem na sua empresa? De maneira sistemática, com cada um sabendo o que fazer ou é na maneira do salve-se quem puder e vamos apagar incêndio?

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  1. Treinamentos contínuos. Treinar nunca é demais, porém para um treinamento dar certo é necessário dois fatores fundamentais: pessoas capacitadas para treinar e treinamentos bem definidos.

 

  1. Transparência nas relações. Processos bem definidos sem colocar ação nos mesmos não adianta nada. Se no seu manual de normas e procedimentos diz que o funcionário precisa chegar pelo menos com quinze minutos de antecedência antes do expediente começar então não há o que discutir. Se há alguma pessoa que não pode chegar no horário marcado, converse com a mesma para encontrar a melhor solução. Lembre-se que este item está diretamente ligado ao item número 1.

 

  1. Comunicação clara e simples. Comunicação é sempre um problema dentro das empresas e na maioria das vezes a falta dela acontece por falta de maturidade principalmente das lideranças. A cultura do argumento sólido precisa existir em todas as empresas sem deixar brecha para as fofocas.

 

Como você pode perceber, a gestão de uma empresa precisa ser voltada para pessoas e não de pessoas. Levando em conta todos estes itens acima relacionados os resultados aparecerão de maneira mais consistente e positiva e o cliente que está do lado do externo da empresa ficará mais satisfeito. Pense nisso!

Sucesso a todos!
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