Comunicação eficaz para todos

Comunicação eficaz para todos_  No último artigo da série “Gestão de pessoas ou para pessoas?” vou abordar um

tema que aflige muitas empresas: comunicação.  Infelizmente este fator que causa tanto

aborrecimento às pessoas e prejuízos nos setores não é encarado de maneira séria, pois

se fosse eu não ouviria tantas reclamações dos gestores com quem converso.

      Outro dia uma empresária me contou que toda vez que delega a tarefa de fazer

pedido junto a um fornecedor a uma de suas funcionárias o pedido sai errado.  Eu

perguntei a ela de que maneira ensinava suas funcionárias,  ela me disse que as

ensinava só dizendo como queria.  Você consegue perceber a seriedade desta situação?

Determinar uma tarefa a alguém que nunca fez aquilo e querer que saia perfeito é

a mesma coisa que achar que uma pessoa é um robô que você programa e sai tudo

perfeito.

   Uma comunicação mal feita causa ruídos que trarão consequências desastrosas,

mas de quem é a responsabilidade?  Perceba que em um processo de comunicação

existe o emissor e o receptor e que se houver falha a culpa é sempre do emissor. É muito

comum o emissor colocar a responsabilidade do não entendimento de uma explicação,

por exemplo, no receptor. Porém, note que a maneira como a comunicação está sendo

passada pode chegar cheia de ruídos fazendo com que o outro não entenda. Que ruídos

seriam esses?

1. Ruídos físicos. São aqueles ruídos que vem de fora e atrapalham muito como uma

música alta indesejada ou o barulho vindo de uma construção;

2. Ruídos psicológicos. São aqueles pensamentos que invadem sua mente lhe tirando a

concentração como alguma preocupação ou outro compromisso que você terá e que lhe

impede de focar no que está sendo dito naquele momento;

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3. Ruídos fisiológicos. Fatores fisiológicos atrapalham muito a comunicação eficaz,

dores de cabeça, fome, sede, enfim qualquer problema que você esteja sentindo

fisiologicamente falando pode ser suficiente para lhe tirar do foco da comunicação;

4. Ruídos semânticos. Esses ruídos são típicos de pessoas que são de uma certa área

profissional e se expressam com termos técnicos da mesma, por exemplo, médicos,

arquitetos, engenheiros, etc.

   Ruídos geralmente não são bem vindos, principalmente quando se trata de

comunicação. As empresas têm grandes problemas com comunicação, mas o que fazer

para evitar problemas?

Abaixo coloco algumas dicas que considero muito importantes para o gestor:

1. Evite problemas de relacionamento. Não há comunicação que sobreviva quando se

tem problemas de relacionamento, afinal de contas duas pessoas não irão nunca se

comunicar de coração e mente abertas se há conflitos entre as mesmas. Portanto, esteja

aberto para diálogos evitando desavenças inúteis com seus funcionários, afinal de contas

você é um líder ou não é?

2. Esclareça até o completo entendimento. Há uma frase famosa de um canal de TV

que diz que “o que move o mundo são as perguntas e não as respostas”, portanto

pergunte até você perceber que você entendeu perfeitamente o que o outro quis lhe dizer.

3. Seja racional e não emocional. Ao comunicar-se com alguém procure ter o máximo

de controle emocional sobre seus atos, do contrário suas mensagens entrarão distorcidas

e causarão problemas como o citado no primeiro item sobre relacionamento.

4. Seja empático. Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro e isso é

mais difícil do que parece.

5. Anote o que pretende delegar. Você já deve ter ouvido falar que as palavras se

perdem com o tempo, portanto anote tudo o que você irá delegar para o outro fazer e de

preferência peça para o mesmo assinar e datar a tarefa. Você perceberá que minimizará

os problemas.

   O fato é que o gestor é o grande solucionador de problemas dentro da empresa e a

comunicação pode se tornar um se não for combatido a tempo. Fofocas, mal entendidos,

informações distorcidas, tudo isso pode acontecer se não houver ações eficazes para

diminui-las. Pense nisso!

Sucesso a todos!
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