Liderar: um dom ou uma habilidade?

um dom ou uma habilidade

Durante muitos anos tem-se levantado a questão de que liderar é um dom ou uma habilidade. Vamos fazer uma primeira análise: se liderar é um dom então poucos nascem com ele e se é uma habilidade porque então poucas pessoas a aperfeiçoam? Vamos então analisar o que significam as palavras dom e habilidade.

Segundo o dicionário Aurélio, dom significa “prenda, talento, dote natural. Em outras palavras, algo que já nasce com você, um presente de Deus. O mesmo dicionário diz que habilidade é “destreza, capacidade, aptidão. Também em outras palavras, algo que você desenvolve. Com estas duas definições, eu lhe faço uma pergunta: qual sua opinião a respeito? Liderar é um dom ou uma habilidade?

Se você respondeu habilidade você está correto, liderar requer habilidade e habilidade é algo que se aprimora e que se melhora com o tempo. Ninguém nasce líder, há pessoas que dizem que tal pessoa já nasceu um líder nato, que já lidera desde o berço. Sinto frustrar quem pensa assim, mas este pensamento é completamente equivocado. O que pode haver é uma predisposição para a liderança, porém se não for lapidado ninguém conseguirá êxito.

Vamos parar para analisar o que leva uma pessoa a ser líder para saber se realmente é dom ou habilidade:

1. Vontade. Toda pessoa que deseja ser líder precisa carregar dentro de si uma vontade para tal. Há pessoas que levam jeito para liderar, porém não carregam consigo a vontade. Portanto dificilmente serão, a menos que mudem seus conceitos.

2. Ganho de experiência. Para liderar é necessário aprender e para isso precisa-se observar, tentar, falhar, observar, tentar falhar…. Até chegar o momento de poder levar as pessoas a lugares em comum.

3. Conquista. Ser líder significa ter merecimento, conquistá-la. Vejo muitas pessoas sofrendo por não terem sucesso em suas funções como líderes, elas dizem que as pessoas não fazem o que tem que fazer porque são indisciplinadas. Será que são mesmo ou será que são mal lideradas?
bannerleadercoaching-1
4. Controle emocional. Certa vez fui a um salão de beleza cortar cabelo, lá havia uma ‘gerente’ que não tinha nenhum controle sobre suas lideradas. Ela demandava algo e ninguém fazia, mesmo ela falando mais de uma vez. Em determinado momento ela chegou perto de mim e eu disse que ela parecia cansada e mau humorada, ela me respondeu dizendo que estava mesmo, mas era cansaço mental por trabalhar com tanta gente indisciplinada e continuou dizendo que na verdade nem queria aquela função, estava lá só porque o salário era melhor. Nesta situação há uma série de equívocos, porém o que quero enfatizar é o total descontrole desta pessoa emocionalmente falando. Como liderar um grupo desta maneira?

5. Amor pelo que faz. Parece óbvio dizer que pessoas bem sucedidas amam o que fazem independente do retorno financeiro ou de outra coisa. Para liderar é fundamental ter as seguintes características: gostar de pessoas, ser proativo, ser paciente e principalmente confiar no outro. E quem mais poderia fazer isso com maestria do que uma pessoa que ama o que faz?

Se você ainda acha que liderar é um dom, então me diga qual destes itens acima vem com o ser humano ao nascer? Definitivamente nenhum! Todos eles precisam ser lapidados para que aconteçam.
Portanto amigo, se você pretende se tornar um líder saiba que é perfeitamente possível, é só querer e aperfeiçoar. Pense nisso!

Sucesso a todos!
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.