Autoconhecimento: O 1º passo para uma liderança eficaz

Autoconhecimento O 1 passo para uma liderança eficaz

Você já dever ter ouvido o seguinte dito popular: “Diga-me com quem andas e direi quem tu és”. Pois bem, neste artigo inverteremos a ordem e a partir de agora será: “Diga-me quem tu és e te direi com quem andas”. Talvez nada esteja fazendo sentido para você, porém o fato é que o 1º passo a dar para qualquer direção na sua vida começa em você mesmo, em você se autoconhecer e para exercer liderança não é diferente.

É muito comum no mundo dos negócios, principalmente nas micro e pequenas empresas, pessoas serem promovidas de cargo ou serem contratadas para cargos gerenciais sem a devida preparação. Geralmente o resultado dessas contratações não é satisfatório, pois tais pessoas não passam por um processo de autoconhecimento.

E você se autoconhece? Se hoje você fosse promovido ou convidado a exercer um cargo de liderança em uma empresa você teria condições para tal? O que o leva a acreditar que sim ou que não? Eu o convido a fazer uma viagem dentro de você mesmo para pontuar e identificar algumas atitudes que podem ser determinantes para suas limitações.

1. Eu mudo de humor constantemente?

Há pessoas que embarcam em mudanças de humor e não conseguem controlar e administrá-las. Pois bem, o líder precisa ter inteligência emocional para entender seu estado de humor e conviver com tal, afinal de contas ninguém gosta de ter um líder inconstante, concorda?

2. Eu penso fora do quadrado?

Líderes são solucionadores de problemas, são pessoas que juntamente com a sua equipe buscam as melhores saídas para os percalços do dia a dia.

3. Meu foco é no problema ou na solução?

Você deve estar se respondendo logicamente na solução, mas cuidado porque você pode estar se equivocando. Há pessoas que pensam focar na solução, porém potencializam o problema.

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4. Como eu lido com a diversidade?

Todos os dias inúmeras situações diferentes aparecem em nossas vidas e em cada uma delas precisamos tomar decisões afim de resolvê-las. O líder precisa ter a habilidade de tratar todas que aparecem de maneira racional, utilizando sua equipe para lhe ajudar.

5. Eu costumo planejar o que faço?

Pessoas que não têm foco vivem apagando incêndio todo o tempo e consequentemente não chegando a lugar nenhum. Você tem o hábito de planejar, você sabe o que quer para você, sua equipe e sua empresa?

6. Como eu lido com feedback?

Na sua empresa é comum ter reuniões periódicas? E nestas reuniões há sessões de feedback? Se não, reflita sobre a razão de não haver. Você é o tipo de pessoa que gosta de pontuar os erros da equipe, mas não admite que pontue os seus? Cuidado, o mundo não gira ao seu redor.

7. Eu sou centralizador?

Líder que não gosta de dividir tarefas não é líder, pois o líder de verdade dá oportunidade a todos de crescimento. O líder que centraliza é aquele que acredita que somente ele faz bem feito na empresa e amarra todos os processos a sete chaves.

8. Eu sou imparcial ao tomar decisões?

O líder muitas vezes lida com situações em que precisa fazer escolhas e que se não forem bem pensadas poderão prejudicar alguém em detrimento do outro ou da empresa. O líder precisa ter cautela e maturidade para agir de maneira sensata.

  Como você pode ver, antes de exercer um cargo de liderança na empresa, olhe para dentro de si. Veja quais pontos você se encontra apto e quais inaptos. Busque meios para potencializar o que está bom para alcançar a excelência e para transformar o que não está a seu favor. Você perceberá que ao se conhecer melhor seus liderados irão lhe dar uma credibilidade maior e todos, principalmente a empresa, irão lucrar muito. Pense nisso!

Sucesso a todos!
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