A segurança (in)segura

A segurança (in)segura

Responda rapidamente: O que você considera como segurança profissional? Ter um emprego de carteira assinada ou ter sua própria empresa e ser autônomo? Talvez você tenha respondido a primeira alternativa por acreditar que a partir de uma carteira assinada você se sentirá mais seguro e dono da situação, você terá a garantia de um salário todo o mês em troca de 30 dias de trabalho, você terá benefícios como 13º salário, férias, etc.

Se você não pensa desta maneira, com certeza conhece dezenas ou talvez centenas de pessoas que pensem assim, não é mesmo? E ainda há aqueles que correm incessantemente atrás de um concurso público também pelas mesmas razões que citei acima. Tudo bem, comparado com empresas particulares as estatais só te colocarão na rua se você fizer algo grotesco.

Recentemente eu contratei uma empresa de RH para entrevistar candidatos a serem parceiros de trabalho e desenvolverem comigo um projeto diferente e ousado e para que isto acontecesse o escolhido deveria ter uma empresa registrada e muita, mas muita ambição, dedicação e força de vontade. Bom, quando eu lancei o anúncio nas redes sociais recebi uma enxurrada de currículos, porém no momento da entrevista quando os candidatos ficavam sabendo que não haveria salário fixo e muito menos carteira assinada desistiam. Muitos inclusive abririam mão do comissionamento que poderiam lhe render ganhos de 10 a 15 salários mínimos somente para ter o fixo.
banner-do-site amandio junior ebook construindo resultadosQuando alguém acredita que para ter segurança é necessário ter um emprego de carteira assinada precisa conviver com algumas consequências explícitas ou implícitas. São elas:

  1. Você está colocando sua vida nas mãos de alguém, pois ela vai ditar o quanto você irá ganhar pelo merecimento de seu trabalho e muitas vezes isto não vai te satisfazer;
  2. Você ficará sempre limitado financeiramente mesmo se produzir o dobro e trouxer resultados satisfatórios para a empresa;
  3. O fantasma da demissão estará sempre andando ao seu lado a não ser que você entre para o funcionalismo público.

Entenda que não estou aqui levando ninguém a pedir demissão de seus empregos tradicionais no dia seguinte, o que estou trazendo à tona é uma reflexão de que você pode mais e pode também obter todos os benefícios trabalhando para si se fizer bem feito.

Em ambos os lados há riscos como tudo na vida, porém trabalhando com dedicação você alcançará êxito. Veja abaixo os benefícios de ter seu próprio negócio:

  1. Você terá todos os benefícios citados no primeiro parágrafo, é só ter planejamento e autodisciplina;
  2. Você com certeza tenderá a realizar algo que você realmente gosta de fazer;
  3. Seus limites de ganhos são imensuráveis a partir do momento que você coloque o devido esforço;
  4. Se você for uma pessoa determinada e disciplinada (e terá que ser) você irá sempre buscar alternativas de melhoria;
  5. Você terá livre arbítrio para mudar a trajetória de sua empresa.

Então eu lhe pergunto, será fácil? É claro que não! Arranjar um emprego formal é fácil? Também não! Você terá que trabalhar muito para chegar onde deseja, porém não esqueça de que você estará fazendo isso para a pessoa mais importante do mundo: VOCÊ! Portanto pare de colocar sua vida nas mãos dos outros e tome definitivamente a rédea de seu destino. Pense nisso!

Sucesso a todos!
Deixe seu comentário, dessa forma posso tirar suas duvidas e saber sua opinião.